top of page

A região andina é composta por um conjunto de países - Chile, Equador, Colômbia, Venezuela, Bolivia e Peru - que têm sofrido profundas transformações no contexto latino-americano do século XXI. Em seu epicentro se destacam as tentativas populares, governamentais e intergovernamentais de ruptura com o neoliberalismo

econômico e político predominante na América Latina a partir da década de 90. Quando comparado à região do Cone Sul, a região dos Andes trouxe a autodeterminação como princípio a ser resgatado para a refundação do estado, economia e sociedade. No entanto, tal perspectiva protagonizada pela Venezuela, Bolívia e Equador não se estende de forma automática para os outros países da região, o que demonstra uma heterogeneidade de processos que envolvem continuidade e rupturas em relação à condução de políticas domésticas e externas.

O principal objetivo deste seminário, portanto, é o de compreender através de um debate interdisciplinar entre as Ciências Sociais, as diferentes dinâmicas políticas, econômicas, históricas, culturais e internacionais que atravessam os Andes no limiar do século XXI. A criação deste espaço de diálogo acadêmico nacional visa reunir pesquisadores e estudantes interessados na especificidade da região andina no contexto das sociedades pós-coloniais latino-americanas. Com isso, intenta-se aprofundar o conhecimento acerca dessa realidade e chamar a atenção para sua relevância ao público acadêmico, visto a carência de estudos e pesquisas mais sistemáticas sobre o assunto no Brasil.







Lugar del Evento: 





Universidade Federal da Integração Latino-Americana  |  Av. Tancredo Neves, 6731 - Parque Tecnologico de Itaipu (PTI)/Usina hidrelétrica Itaipu Binancional. Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Aqui el mapa para llegar hasta la hidrelétrica binacional ITAIPU


https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl&q=PTI

© Copyright 2023 My Site Name. No Animals were harmed in the making. Click me to edit me.

bottom of page